RPG X Escoliose na Adolescência
A Escoliose é uma curvatura lateral da coluna, acompanhada de algum grau de rotação dos ossos da coluna, caracterizando uma deformidade tridimensional. Existem três principais tipos de Escoliose que pode variar conforme o grau, são eles:
- Congênita: como o próprio nome indica, a pessoa já nasce com uma curvatura na coluna, nesse caso, algo atribuído tanto à fusão de ossos quanto à fusão de costelas em posição anormal ainda no útero.
- Neuromuscular: ocorre por conta de alguma anormalidade de origem neurológica, como paralisia muscular ou cerebral, indicando que é causada pelo enfraquecimento dos músculos ou por dificuldades na execução de movimentos, ordem dada pelo cérebro.
- Idiopática: esse é o tipo mais comum em adolescentes, pois a causa está diretamente atrelada ao crescimento, que antecede a puberdade. Apesar de ser mais comum em mulheres, também afeta homens. A etiologia ainda hoje não é totalmente conhecida, mas sabe-se que fatores genéticos estão presentes e que esse tip de Escoliose progride principalmente durante o estirão do crescimento.
O diagnóstico precoce tem grande importância na prevenção de complicações que podem ocorrer com a evolução da curva escoliótica, tais como dor, problemas cardiovasculares e deformidades aparentes. Quanto mais cedo for diagnosticado o problema, maior e melhor será o resultado do tratamento com Reeducação Postural Global.
>> Nos chame no whats para receber mais informações e para agendar uma consulta: bit.ly/whatsfisiotres (51 9 8483-6836).
Commentaires