top of page

Realizando a 1ª Etapa do Uso Dinâmico do Ben-Wa na Melhora da Coordenação Motora do Assoalho Pélvico


Depois de já ter trabalhado a base do assoalho pélvico utilizando o ben-wa no treinamento funcional diário, já se pode passar para o uso desse elemento de forma dinâmica, que visa melhorar a coordenação motora da pelve!


O uso do ben-wa de forma dinâmica acontece em duas etapas: introdução e expulsão, neste post você vai entender melhor sobre a 1ª etapa:


A etapa da introdução implica na contração do assoalho pélvico: a primeira bolinha do ben-wa deve ser inserida na v@gin@, logo acima da linha da musculatura. Em seguida deve-se respirar lentamente e sugar a barriga, como para vestir uma calça muito apertada, sentido a bolinha subir pela v@gin@, aproximando a segunda bolinha da entrada do canal. Você até pode ajudar com os dedos a segunda bolinha a entrar, mas tente usar o mínimo possível de ajuda dos dedos, tente ao máximo utilizar a força de contração da musculatura do assoalho pélvico (contrair fortemente os abdominais para dentro é o movimento mais importante no auxílio da subida das bolinhas).


O abdome não pode "inflar" durante a contração. Sempre encolha a barriga na contração de abdominais, nunca estufe-a (a contração errada dos abdominais é prejudicial ao assoalho pélvico).


Este movimento, especialmente o dos abdominais, exige uma certa dose de força e coordenação motora, o que pode gerar algum insucesso de início, principalmente para as mulheres que não saibam contrair eficazmente esta musculatura. Porém, não é motivo para desistir, afinal, em mais algumas contrações você certamente conseguirá introduzir as bolinhas com sucesso!


Caso não consiga "sugar" as bolinhas, pode estar sendo realizado um tipo inapropriado de contração. É preciso caprichar na contração dos abdominais. Deve-se então alternar sucessivamente diferentes tipos de contração (mais fortes, mais rápidas, alternadas...), até que seja encontrado o tipo certo de contração que vai "puxar" as bolinhas para dentro da v@gin@.


O insucesso do exercício pode ser causado por falta de força ou falta de coordenação motora do assoalho pélvico, e por esse motivo é indicado que você procure um Fisioterapeuta especialista. Não saber contrair essa musculatura pode precipitar disfunções do assoalho pélvico, como incontinências, prolapsos e disfunções sexuais. >> Caso esteja com dificuldade de realizar o exercício ou tiver alguma dúvida, nos chame no whats: bit.ly/whatsfisiotres (51 9 8483-6836), para conversar e agendar uma avaliação com a nossa especialista em Fisioterapia Pélvica!

Comments


Posts Recentes
Siga
  • Facebook Basic Square
bottom of page